terça-feira, 21 de abril de 2020

Mercado Central em Imagens - passado e presente

Passado - Todas as imagens estão disponíveis na Web
As imagens acima, no sentido horário, começando pela da primeira linha, à esquerda, é possível observar a primeira versão da obra do mercado. A foto é interessante, também, porque mostra o bonde, meio de transporte utilizado na Pelotas do Século XIX. Na sequência, uma imagem dos ferros retorcidos pelo incêndio que abalou o mercado central, em 1969.  A próxima foto, não é exatamente do Mercado, mas do Abrigo de Ônibus que existia em frente a uma das entradas centrais do Mercado, pela Rua, hoje, Lobo da Costa, de onde saiam e chegavam os ônibus interbairros de Pelotas.
Abaixo, vê-se as mesas de concreto das bancas que vendiam peixes. Ali eram colocados os peixes com gelo, exibidos para a clientela.
A imagem seguinte mostra a grande confluência de pessoas que buscavam o mercado para compras de gêneros alimentícios, ainda no século XIX. 
O mercado, já no século XX, possuia uma diversidade de lojas. Uma delas vendia brinquedos de madeira, objetos de vime, alpargadas, cavalinhos de pau para crianças. Alguns objetos podem ser visualizados na foto na linha de baixo, ao centro. Na sequência, outra imagem, provavelmente da década de 1960.  Há, também, a fotografia que mostra a loja de sapatos, local onde se comprova galochas, botas de chuva, e calçados de todo o tipo.


O presente
Todas as imagens estão disponíveis na Web

Acima, imagens recentes do Mercado Central de Pelotas, Ainda há bancas de peixes, poucas, na verdade. Cafeteria, loja de doces, restaurantes e bares, barbearia - que também havia durante toda a existência do Mercado - além de lojas de especiarias, temperos, comida orgânica, e de souvenirs.

Além dessas imagens, outras tantas foram enviadas pelos alunos, disponibilizadas pela acadêmica responsável pelo Projeto, a partir de pesquisas em livros e na internet. Todas elas circularam entre os alunos e seus familiares, o que permitiu - também pela assistência aos videos - estabelecer um diálogo, via WhatApp, oportunidade em que curiosidades e lembranças foram compartilhadas pelos familiares com os alunos, estes também trouxeram curiosidades, ou dúvidas, estas sanadas pela acadêmica responsável pelo projeto.

Todo esse material, reunido, foi organizado pela acadêmia responsável pelo Projeto, dando origem a este Blog, que está servindo como um repositório de imagens e falas dos alunos e de seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário