terça-feira, 21 de abril de 2020

Incêndio no Mercado Central de Pelotas

Imagens disponíveis na Web
Em 04 de setembro de 1969 um incêndio atingiu o mercado central de Pelotas. Este fato foi muito marcante na história do Mercado e de Pelotas, e é um episódio sempre lembrado quando se fala no Mercado.

Depois do incêndio, comprometida uma parte do prédio,
Imagem disponível na Web
muitos defenderam a ideia de que o Mercado deveria ser demolido, porque já não viam tanto sentido na permanência do local como um ponto de mercancia importante e sob o argumento de que já não se encontravam tantos produtos de qualidade nas lojas locais. Além disso, argumentavam os defensores da demolição do prédio que o incêndio e a presença de um terminal de ônibus em suas cercanias deterioravam a imagem do próprio Mercado, e da cidade.

Imagem disponível na Web
Mesmo com esse movimento em prol da destruição, o projeto não foi adiante.

Em 1985, o Mercado Central foi tombado como Patrimônio Histórico do Município, pelo então prefeito Bernardo de Souza. No mesmo ano os camelôs foram transferidos para o entorno do Mercado devido às obras no calçadão da cidade.

Em 1990, o Mercado Público de Pelotas mais se assemelhava a uma favela , descaracterizando o lugar devido à permanência de camelos em todo seu entorno , gerando criticas dos comerciantes do local, pois as bancas dos camelos cobriam e 7 escondiam o comércio do Mercado.

Contudo os camelos só sairam do Mercado em 1998, ano em que foram, também, destruídos os abrigos de ônibus do local.

Em 2002  Mercado foi revitalizado pelas obras do Programa Monumenta, do Governo Federal, e as obras foram finalizadas em 2012, sendo que atualmente o Mercado perdeu sua função original, sendo considerado um pequeno shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário