terça-feira, 21 de abril de 2020

Projeto Integrador: Vi.Vendo Satolep: práticas educativas na cidade educadora

Esse blog surgiu a partir da necessidade de execução do Projeto intitulado Mercado Central de Satolep - do passado ao presente, no marco do Projeto Integrador  Vi.vendo Satolep: práticas educativas na cidade educadora, das Disciplinas de Didática e de Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia, modalidade EAD, da Universidade Católica de Pelotas.

Abaixo, a título de apresentação da proposta, descrevemos os dados do projeto, tal como ele inicialmente foi programado.  Não obstante, embora não apareça na metodologia e na avaliação a feitura desse Blog, ele surge a partir do contexto da pandemia da COVID-19, que impôs a todos o distanciamento social e, às escolas, a realização de atividades educativas mediadas pela tecnologia.

Esse contexto, portanto, determinou que a visita técnica ao Mercado de Pelotas fosse substituída pela visita virtual, através de imagens (fotografias e video) e, a exposição na Escola do Painel que seria produzido a partir das imagens e das percepções de alunos e familiares,  por este Blog.

1.Dados de Identificação
1.1 Título do Projeto: Mercado Central de Satolep: do passado ao presente
1.2 Disciplinas Proponentes: História e Arte
1.3 Professores Responsáveis: Incerta de Souza e Hipotética da Silva
1.4 Acadêmica Responsável pelo Projeto: Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas
1.5 Carga Horária: 30 horas
1.6 Período de Realização: 02/03/2020 a 10/05/2020
1.7 Local de Realização: Sala de Aula e Mercdo Central de Pelotas
1.8 População envolvida: alunos da 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Precária Duvidosa Severo Moreira e familiares dos alunos

2. Justificativa: Os estudos de História nas séries iniciais devem levar em conta o cotidiano da criança, em seu tempo e espaço e precisam partir do presente para, então remetê-los ao passado, fazendo-os perceber, fundamentalmente, como eram os contextos da sua ralidade atual, do seu dia a dia, noutros tempos passados. Por sua vez, o estudo da Arte deve privilegiar o conhecimento humano, através de variados aspectos, dentre eles o patrimônio histórico e cultural da humanidade. A proposta de atividade envolvendo o Mercado Central da cidade Pelotas, na interdisciplinariedade das disciplinas - História e Arte - justifica-se, portanto, pela importância histórica desse locus, por seu peculiar estilo arquitetônico, e por haver exercido importante função no abastecimento da cidade, na oferta de serviços, além de ter combinado - e ainda conjugar - outras atividades de cunho social, cultural e de lazer. Ao conhecer e vivenciar experiências a partir de visita ao Mercado Central, as crianças poderão compreender o espaço do mercado com um lugar de sociabilidade, de interação entre os indivíduos, perceendo a mudança dos costumes na comparação histórica entre o que foi e o que se tornou e, também, apreciar - para diferenciar e valorizar - a arquteitura de seu edifício. Além disso, o Mercado Central, como espaço público integrante do Patrimônio Histórico da cidade deve ser apropriado por toda a comunidade, isto é, é espaço de ocupação por todas as pessoas que vivem, que habitam a cidade. Como se pode supor, nas regiões periféricas de Pelotas, muitas crianças - e seus familiares - desconhecem esses espaços, que comummente são ocupados por populações que vivem e habitam as regiões mais centrais. Porém, tanto do ponto de vista histórico, quando artístico, a cidadania precisa ser encarada e reconhecida por todos. Dai que propiciar o estudo desse edifício histórico também é reforçar  direito à cidade, direito que é de todos e que por todos deve ser exercido.

3. Metodologia: os alunos serão subsidiados  com algumas informações preliminares sobre a história do Mercado Central de Pelotas, motivados e provocados através de fotografias e imagens do seu prédio, no tempo presente e no passado. Dos materiais disponibilizados às crianças, elas precisarão escolher alguma imagem, ou informação que lhes tenha chamado atenção e, então, em dia determinado em sala de aula, fazer uma breve apresentação sobre o que escolheram, produzindo-se diálogo entre todos. Na sequência, em aula subseqüente, haverá visita ao Mercado Central, sendo os alunos conduzidos por ambas as professoras, devendo levar um familiar para (re) conhecer o local.  No dia da visita, os alunos percorrerão o espaço, as professoras provocarão algumas reflexões a partir de informações sobre peculiaridades e características do local, e os alunos deverão anotar, num pequeno caderno, os aspectos históricos e artísticos do prédio visitado. Os familiares que os acompanham também farão o mesmo, anotando/fotografando aqueles detalhes que lhe parecem mais interessantes. Ao fim da visita, reunidos na parte central do Mercado, cada criança compartilhará sua anotação com todos, numa roda de conversa,  assim como os familiares, produzindo-se, assim, diálogo construtivo acerca das anotações, sendo que as professoras farão o fechamento da proposta de aprendizagem, realizando as aclarações que sejam pertinentes.


4. Avaliação: a avaliação da aprendizagem será feita a partir do envolvimento e das apresentações das crianças em sala de aula (25% da nota); do exame das intervenções de cada uma delas por ocasião da visita técnica (25% da nota) e, também, pela participação na elaboração de um painel conjunto, reunindo todas as anotações, desenhos, imagens, fotografias que tenham sido utilizadas no desenvolvimento do Projeto Mercado Central de Satolep: um espaço-arte de todos para todos, a ser exibido na Escola para outros estudantes, com participação dos alunos explicando o conteúdo (30% da nota). Por fim, os alunos entregarão aos professores de História e de Arte, uma síntese de atividade, através da resposta a duas perguntas a serem propostas pelas docentes (20% nota). A opção pela avaliação nesse formato reafirma a ideia de processo formativo, no qual o exame da aprendizagem vai acontecendo ao longo das atividades realizadas.


6. Referências: ALVAREZ MENDEZ, J.M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir.                 Porto Alegre:    Penso,2002;       BEDIN, Thais & Vieira, Ethieli. Uma reflexão sobre o ensino da arte nos              anos iniciais do                 ensino fundamental. Disponível em:                 https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7679_6390.pdf, acesso em                Março/2020;      BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. rev. ampl.                Porto Alegre:    Penso, 2012;      BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos. Porto Alegre: Penso,         2014;     CANDAU, Vera. Didática – questões contemporâneas. Rio de Janeiro:                 Forma   &Ação,                 2009;     CONDEMARÍN, M.; MEDINA, A. Avaliação autêntica: um meio para       melhorar as                 competências   em linguagem e comunicação. Porto     Alegre: Artmed,              2005;     DELOURS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo:        Cortez,                 1998;     DOLZ, J. et al. O enigma da competência em educação. Porto Alegre:                 Artmed, 2004;   FONSECA, Maria de Lourdes Pereira.Padrões Socias e Uso do Espaço Público.                 Disponível em:                 file:///D:/Usuarios/Win7/Downloads/sbs2005_gt01_maria_fonseca.pdf, acesso em                 Março/2020;      GARDNER, H. et al. Avaliação em educação infantil: a teoria das              inteligências      múltiplas na                 educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2001; LIBÂNEO, J. C. Didática e escola em uma sociedade complexa. CEPED.                 UFG,     Goias.2011;        LOPES, Ricardo Ferreira. Considerações sobre os Mercados       Públicos: relação de                 sociabilidade e vitalidade urbana nas cidades. 

                Disponível em: http://www.labcom.fau.usp.br/wp-     content/uploads/2015/05/3_cincci/032-ricardo-lopes.pdf, acesso em          Março/2020;      LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e          proposições.     18. ed. São Paulo: Cortez, 200; PEREIRA, Jean Carlos Cerqueira & Pacheco, Miranda     Bastos. O ensino             de          história                 nas séries iniciais. Disponível em:                 http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/VOvTHqq          Q.pdf, acesso em                 Março/2020;      PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à         regulação das    aprendizagens entre     duas lógicas.Porto Alegre: Artmed, 1999;       RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7.            ed.         Porto Alegre: AMGH, 2014;SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto       Alegre: Artmed, 2009;                SANMARTÍ, N.; LIMA, C. H. L. Avaliar para aprender. Porto         Alegre:                 Penso, 2009;SANTOS, Klécio. Mercado Central de Pelotas. Fructos doPaiz,     2014; SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras                 aproximações   11. Ed. ver.Campinas Autores Associados, 2011;ZABALA, Antoni. A prática educativa:                 como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.



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