Esse blog surgiu a partir da necessidade de execução do Projeto intitulado Mercado Central de Satolep - do passado ao presente, no marco do Projeto Integrador Vi.vendo Satolep: práticas educativas na cidade educadora, das Disciplinas de Didática e de Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia, modalidade EAD, da Universidade Católica de Pelotas.
Abaixo, a título de apresentação da proposta, descrevemos os dados do projeto, tal como ele inicialmente foi programado. Não obstante, embora não apareça na metodologia e na avaliação a feitura desse Blog, ele surge a partir do contexto da pandemia da COVID-19, que impôs a todos o distanciamento social e, às escolas, a realização de atividades educativas mediadas pela tecnologia.
Esse contexto, portanto, determinou que a visita técnica ao Mercado de Pelotas fosse substituída pela visita virtual, através de imagens (fotografias e video) e, a exposição na Escola do Painel que seria produzido a partir das imagens e das percepções de alunos e familiares, por este Blog.
1.Dados de Identificação
1.1 Título do Projeto: Mercado Central de Satolep: do passado ao presente
1.2 Disciplinas Proponentes: História e Arte
1.3 Professores Responsáveis: Incerta de Souza e Hipotética da Silva
1.4 Acadêmica Responsável pelo Projeto: Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas
1.5 Carga Horária: 30 horas
1.6 Período de Realização: 02/03/2020 a 10/05/2020
1.7 Local de Realização: Sala de Aula e Mercdo Central de Pelotas
1.8 População envolvida: alunos da 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Precária Duvidosa Severo Moreira e familiares dos alunos
2. Justificativa: Os estudos de História nas séries iniciais devem levar em conta o cotidiano da criança, em seu tempo e espaço e precisam partir do presente para, então remetê-los ao passado, fazendo-os perceber, fundamentalmente, como eram os contextos da sua ralidade atual, do seu dia a dia, noutros tempos passados. Por sua vez, o estudo da Arte deve privilegiar o conhecimento humano, através de variados aspectos, dentre eles o patrimônio histórico e cultural da humanidade. A proposta de atividade envolvendo o Mercado Central da cidade Pelotas, na interdisciplinariedade das disciplinas - História e Arte - justifica-se, portanto, pela importância histórica desse locus, por seu peculiar estilo arquitetônico, e por haver exercido importante função no abastecimento da cidade, na oferta de serviços, além de ter combinado - e ainda conjugar - outras atividades de cunho social, cultural e de lazer. Ao conhecer e vivenciar experiências a partir de visita ao Mercado Central, as crianças poderão compreender o espaço do mercado com um lugar de sociabilidade, de interação entre os indivíduos, perceendo a mudança dos costumes na comparação histórica entre o que foi e o que se tornou e, também, apreciar - para diferenciar e valorizar - a arquteitura de seu edifício. Além disso, o Mercado Central, como espaço público integrante do Patrimônio Histórico da cidade deve ser apropriado por toda a comunidade, isto é, é espaço de ocupação por todas as pessoas que vivem, que habitam a cidade. Como se pode supor, nas regiões periféricas de Pelotas, muitas crianças - e seus familiares - desconhecem esses espaços, que comummente são ocupados por populações que vivem e habitam as regiões mais centrais. Porém, tanto do ponto de vista histórico, quando artístico, a cidadania precisa ser encarada e reconhecida por todos. Dai que propiciar o estudo desse edifício histórico também é reforçar direito à cidade, direito que é de todos e que por todos deve ser exercido.
3. Metodologia: os alunos serão subsidiados com
algumas informações preliminares sobre a história do Mercado Central de
Pelotas, motivados e provocados através de fotografias e imagens do seu prédio,
no tempo presente e no passado. Dos materiais disponibilizados às crianças,
elas precisarão escolher alguma imagem, ou informação que lhes tenha chamado
atenção e, então, em dia determinado em sala de aula, fazer uma breve
apresentação sobre o que escolheram, produzindo-se diálogo entre todos. Na
sequência, em aula subseqüente, haverá visita ao Mercado Central, sendo os
alunos conduzidos por ambas as professoras, devendo levar um familiar para (re)
conhecer o local. No dia da visita, os
alunos percorrerão o espaço, as professoras provocarão algumas reflexões a partir
de informações sobre peculiaridades e características do local, e os alunos
deverão anotar, num pequeno caderno, os aspectos históricos e artísticos do
prédio visitado. Os familiares que os acompanham também farão o mesmo,
anotando/fotografando aqueles detalhes que lhe parecem mais interessantes. Ao
fim da visita, reunidos na parte central do Mercado, cada criança compartilhará
sua anotação com todos, numa roda de conversa,
assim como os familiares, produzindo-se, assim, diálogo construtivo
acerca das anotações, sendo que as professoras farão o fechamento da proposta
de aprendizagem, realizando as aclarações que sejam pertinentes.
4. Avaliação: a avaliação da aprendizagem será feita a partir do envolvimento e das
apresentações das crianças em sala de aula (25% da nota); do exame das intervenções
de cada uma delas por ocasião da visita técnica (25% da nota) e, também, pela
participação na elaboração de um painel conjunto, reunindo todas as anotações,
desenhos, imagens, fotografias que tenham sido utilizadas no desenvolvimento do
Projeto Mercado Central de Satolep: um espaço-arte de todos para todos, a ser
exibido na Escola para outros estudantes, com participação dos alunos
explicando o conteúdo (30% da nota). Por fim, os alunos entregarão aos
professores de História e de Arte, uma síntese de atividade, através da
resposta a duas perguntas a serem propostas pelas docentes (20% nota). A opção
pela avaliação nesse formato reafirma a ideia de processo formativo, no qual o
exame da aprendizagem vai acontecendo ao longo das atividades realizadas.
6. Referências: ALVAREZ MENDEZ, J.M. Avaliar para conhecer,
examinar para excluir. Porto
Alegre: Penso,2002; BEDIN, Thais & Vieira, Ethieli. Uma
reflexão sobre o ensino da arte nos anos
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